sábado, 14 de junho de 2008

HISTÓRIA DA VILA DE MONÇÃO


Monção foi fundada em 2104 a.C pelos Babilónios ou Iberos. Devido à tirania do Rei Nembrod (rei da Babilónia), os Iberos fugiram para o Ocidente da Península Ibérica. Mais tarde em 1374 a.C., Bacho, filho de Semole, seguramente um grego muito importante na época, chegou à Península Ibérica com um exército e encontrando uma vila completamente destruída, reconstruiu-a e deu-lhe o nome de "Orosion" palavra grega que quer dizer Monte Santo. Em 404 a.C., o Celtas conquistaram Monção e chamaram-lhe de "Obobriga". Monção passou a ser uma vila romana importante (40 d.C.). Quando os romanos foram expulsos desta parte da Península Ibérica, Hermenerico, rei dos Suevos, ocupou a vila em 410 d.C. restituindo-lhe o nome original de "Orosion", mas em Latim, ficando a chamar-se "Mons Sanctus".
Monção inicialmente situava-se em Cortes, mais tarde os seus habitantes deslocaram-se para Badim. D. Afonso III extinguiu a Vila de Badim e da Penha da Rainha, para fundar Monção no local actual, que até então se chamava Couto de Mazedo.
Nas Inquirições de 1258 recebeu o nome de "vila". O texto do foral dado em 1261, onde se sitam os "miles de Monçom" que têm regalias semelhantes aos de Valença, que significa que se tratava de uma póvoa já fortificada.


Fonte Texto: www.moncao.web.pt/

Sem comentários: