terça-feira, 4 de agosto de 2009

VISITA Á CIDADE DE BRAGA

Este ano realizou-se mais um almoço de família, que calhou este ano ser em Braga. Por isso passei duas noites neste hotel situado perto da igreja do Bom Jesus do monte e do santuário do Sameiro. Foram momento de bom convívio entre familiares que só os posso ver nesta altura do ano e aproveitei também para visitar estes dois monumentos que são de uma arquitectara linda principalmente o interior da igreja do Bom Jesus do Monte.

Aproveitei tirar estas fotografias sobre eles e deixar alguma informação sobre eles.

Igreja do Bom Jesus do Monte

A Igreja do Bom Jesus foi desenhada pelo arquitecto Carlos Amarante, por encomenda do Arcebispo D. Gaspar de Bragança, para substituir uma primitiva igreja, mandada construir por D. Rodrigo de Moura Teles que se encontrava em ruínas. As obras começaram em 1 de Junho de 1784, tendo ficado concluídas em 1811.
É um dos primeiros edifícios neoclássicos em Portugal, e a fachada é ladeada por duas torres e termina num frontão triangular.

Santuário do Sameiro



O Santuário do Sameiro, cuja construção se iniciou em meados do séc. XIX, é o centro de maior devoção mariana em Portugal, depois de Fátima.
O Templo concluído no nosso século, destaca-se no seu interior o altar-mor em granito branco polido, bem como o sacrário de prata. Em frente do Templo ergue-se um imponente e vasto escadório, no topo do qual se levantam dois altos pilares, encimados da Virgem e do Coração de Jesus.

É mais um pedacinho de Portugal