domingo, 13 de julho de 2008

IMAGENS DE LAPELA

terça-feira, 8 de julho de 2008

MONUMENTOS DE MONÇÃO

Descrição sumária de monumentos de Monção

Igreja da Misericórdia



Pertence aos finais do século XVII. Desenvolve-se ao lado da Casa da Irmandade. O portal é franqueado por pilastras jónicas. Pode-se admirar o tecto em madeira apainelada e o fabuloso altar-mor que ostenta um retábulo de talha dourada, exemplo do período renascentista

Texto e imagem retirado de: http://www.monçãovirtual.com/

Igreja Matriz

É um autêntico relicário de arte e é verdadeiro testemunho de fé cristã. O seu pórtico – bela traça quinhentista, de estilo românico – é digno de ser admirado. No seu interior, a Capela de S. Sebastião – notável pelo seu estilo gótico – possui o jazigo de Vasco Marinho, seu fundador, secretário e confessor do papa Leão X. O túmulo, de 1521, tem a figura em relevo do fundador executada em calcário. A Capela de Nª Sra. da Roa – num estilo inconfundível onde sobressai uma talha admirável – alberga os túmulos de Deu-la-Deu Martins e de seu marido.


Texto e imagem retirado de: http://www.monçãovirtual.com/


Muralhas Medievais de Monção

Das muralhas medievais de Monção, construídas no tempo de D. Dinis (1305 a 1308), resta apenas um trecho junto ao passeio dos Néris. Devido à intensificação das guerras à mão armada, construíram-se outras mais extensas, que compreendiam quatro portas principais: a de Salvaterra, do Rosal, da Fonte (Caldas) e de S. Bento. As actuais muralhas resultam de uma modificação ocorrida no começo do século XVIII. São consideradas Monumento Nacional pelo decreto de 16-06-1910, tendo sido rompidas em três lados: para assento da via-férrea, para a abertura da estrada das Caldas e para a construção da estrada em direcção a Melgaço.
Texto e imagem retirado de: www.monçãovirtual.com

Palácio da Brejoeira

Foi construído entre 1806 e 1828, com um custo total de 400.000.000 de reis (então um valor elevadíssimo), só possível por os antepassados do Senhor Luís Pereira Velho Moscoso (seu fundador) terem conseguido no comércio uma grande fortuna. No início do século XX, a partir do ano 1908, foi adquirido por 20 contos de reis pelo senhor Conselheiro Pedro Maria da Fonseca Araújo, que renovou e alterou o palácio com o arquitecto Ventura Terra, introduzindo alterações em espaços anteriores, edificando a capela palatina e o pequeno teatro e revestindo, ainda, as paredes do átrio da escadaria com azulejos de Jorge Pinto. Na década de 30, passaria a ser pertença da família da actual proprietária, D. Hermínia de Oliveira, Paes. Foi "palco" de encontro histórico entre Salazar e Franco. O Palácio da Brejoeira é igualmente uma referência da produção do vinho Alvarinho.

Texto e imagem retirado de: www.monçãovirtual.com


Praça Deu-la-Deu Martins

Também denominada de "Terreiro do Curro", a Praça Deu-la-Deu é o pólo central da vida social e cultural de Monção. São vários os monumentos que circundam a praça. Num dos topos está a estátua que nos recorda a lenda que lhe deu o nome. No outro, a igreja da Misericórdia. Sensivelmente a meio, a Casa do Curro, casa solarenga que alberga o Paço do Alvarinho, auditório municipal, delegação de turismo, espaço para exposições, e área promocional do artesanato monçanense.
Texto e imagem retirado de: www.monçãovirtual.com